Cerimônia em comemoração ao Dia Nacional do Agente Marítimo 2023

Na manhã do dia 27 de junho (terça-feira), na Capitania dos Portos do Paraná foi realizada a cerimônia em comemoração ao Dia Nacional do Agente Marítimo. Neste ano o SINDAPAR homenageou o Capitão dos Portos do Paraná - Capitão de Mar e Guerra, Anderson Brito de Melo.

Para a Marinha do Brasil, o agente marítimo é o principal elo na cadeia de comunicação entre os diversos profissionais que interagem com o navio quando ele chega a um porto nacional, promovendo as orientações e providências legais para a atracação, o carregamento ou a descarga das mercadorias.

Estavam presentes representantes das Agências Marítimas associadas ao Sindicato, bem como autoridades portuárias como o Diretor-Presidente da Portos do Paraná Luiz Fernando Garcia, diretor de operações Gabriel Vieira, Delegado da Receita Federal Luciano Andreoli, SOAMAR-Marcelo Branco Motta, ACIAP-Presidente Eloir Martins. Também representando a Delegacia da Polícia Federal Dr. Alexandre Batista e Diretoria da Praticagem, além de Diretores da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina e demais Autoridades.

Este evento tão importante realizado pelo SINDAPAR não só ressalta a importância do Agente Marítimo, como renova o espírito de cooperação entre estes profissionais e todas as organizações e autoridades fortalecendo a comunidade marítima como um todo.

• Escrito por Super User

Cerimônia do Dia Nacional do Agente Marítimo é realizada em Paranaguá

Na manhã de quarta-feira, 22, a Capitania dos Portos do Paraná realizou uma cerimônia em comemoração ao Dia Nacional do Agente Marítimo. Entre os homenageados do dia estavam o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia; o Capitão dos Portos do Paraná, o Capitão de Mar e Guerra, André Luiz Morais de Vasconcelos; e o assessor do departamento de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania dos Portos do Paraná, José Marcos Kascharowski.

De acordo com a Marinha do Brasil, o agente marítimo é um elo na cadeia de comunicação entre os diversos profissionais que interagem com o navio quando ele chega a um porto nacional, promovendo as orientações legais para a atracação, o carregamento e a descarga das mercadorias.

O evento foi presidido pelo presidente do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado do Paraná (Sindapar), Argyris Ikonomou. “Acho que esse ano foi um dos melhores eventos que tivemos. ficamos dois anos sem poder realizar e hoje com a presença do público e das autoridades acredito que conseguimos realizar o melhor de todos. Os homenageados foram três por conta dos anos anteriores, mas temos muitas outras pessoas merecedoras que queremos homenagear. Escolhemos essas três que ganharam por merecimento e não simplesmente pela relação que temos”, afirmou Argyris.

Homenageados

O Capitão dos Portos do Paraná, o Capitão de Mar e Guerra, André Luiz Morais de Vasconcelos, contou como foi receber a homenagem. “Me sinto muito lisonjeado, honrado, primeiro por receber a cerimônia aqui na Capitania, por ter o privilégio de ter recebido homenagem dessa categoria tão significativa voltada para atividade portuária. A sinergia tem sido muito boa, não só com a autoridade portuária, com a autoridade marítima, mas também rebocadores, todos fazem parte de uma engrenagem muito importante. Só quem tem a ganhar com isso é o Porto de Paranaguá”, frisou o capitão.

O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou a parceria com a Capitania dos Portos do Paraná. “É uma engrenagem que tem que funcionar muito bem ajustada e o Paraná é mais uma vez um exemplo dessa engrenagem. Ser reconhecido nesse dia é, sem dúvida, muito gratificante, mostra que a comunidade portuária trabalha de uma forma muito bem integrada. E isso é bom pra todos, para a logística, para que as empresas continuem investindo aqui, gerando emprego no nosso litoral, em Paranaguá, em Antonina e girando e distribuindo renda também”, afirmou Garcia.

O assessor do departamento de segurança do tráfego aquaviário da Capitania dos Portos do Paraná, José Marcos Kascharowski, afirmou ser uma honra receber tal reconhecimento. “Eu já trabalhei aqui no Porto de Paranaguá em 2018. Trabalhamos aqui com as agências, com o restante dos atores envolvidos com o Porto de Paranaguá. Ás vezes, nessa área não temos horário, a gente trabalha a noite, final de semana, eu tento dar a atenção devida para não atrasar as atividades portuárias dos armadores do porto. Por isso, acredito que pra mim isso foi lembrado e isso é muito bom, a homenagem vai estar lá no meu cantinho da saudade”, ressaltou Kascharowski.

Fonte: Jornal Folha do Litoral

Confira as fotos do evento > https://bit.ly/3y1Lo9f

Notícia do evento também foi publicada no site da APPA

• Escrito por Super User
  • Acessos: 1917
" Temos a convicção profunda e permanente de que o Brasil não é viável sem o seu mar e as Agências de Navegação Marítima do Paraná, e o SINDAPAR se fazem presentes e atuantes em todos os momentos ".